segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FSM: Comitê Dorothy homenageia missionária morta em 2005

O Comitê Dorothy informa que as atividades com vistas ao FSM estão a pleno vapor. No dia 28 haverá a exibição do documentário: Mataram Dorothy, às 16h, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

No campo da memória o Comitê manterá durante o FSM na sede do POEMA/UFPA, uma exposição de alguns mártires da terra. A irmã Margarida esclarece que a maior parte do acervo vai ser sobre a vida da missionária estadunidense.

Ainda no dia 28 o Comitê,junto com outras organizações ligadas à Igreja Católica e movimentos camponeses realizará uma mística na capela da UFPA. Para a irmã Margarida será um momento único, posto a atenção do planeta sobre a região.

Irmã Dorothy foi executada no município de Anapu, sudoeste do Pará em fevereiro de 2005.

Bida, Vitalmiro de Bastos, o único acusado de mando que chegou a ser preso, julgado e condenado a 30 anos de prisão, foi absolvido num segundo julgamento em maio de 2008.

A religiosa da Comissão Pastoral da Terra (CPT) foi executada pelos pistoleitos Rayfran das Neves Sales e Clodoaldo Carlos Batista.

Os únicos envolvidos no caso que estão presos.

O fazendeiro Regivaldo Pereira, vulgo Taradão, acusado da encomenda da morte de Dorothy foi preso em dezembro sob suspeita de grilagens de terras.

0 comentários: