quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

2009: Salve! Salve-se!

Raimundo Gomes é um jovem senhor militante nas quebradas da Amazônia. É um migrante nordestino graduado em agronomia e sociologia. Passou pelas fileiras do PT e foi até vereador em Marabá, cidade pólo do sudeste do Pará. É um vigilante sobre os processos de transformação que varrem a região desde 1970. Sempre registra as suas impressões em artigos, como o que segue abaixo.

Iniciamos o ano assistindo uma política de extermínio em massa da população de Gaza, por Israel, com apoio incondicional da classe política dos Estados Unidos, desde a Casa Branca até o Congresso, como também o apoio dos principais veículos de comunicação impressos e eletrônicos, daquele país.
Já são mais de 2.500 pessoas atingidas pelos bombardeios e quase 1.000 assassinadas, entre civis, crianças e idosos, pelo Estado judeu, que tornaram a faixa de gaza uma zona militar de fogo livre. O alvo é uma população de 1,5 milhão de palestinos prisioneiros e indefesos, residentes em Gaza.
Já foi destruído a principal universidade com mais de 18 mil estudantes(sobretudo mulheres), mesquitas, farmácias, adutoras de água, centrais elétricas, aldeias de pescadores, barcos de pesca, o pequeno porto que proporciona um magro abastecimento à população faminta, estradas, instalações de transportes, depósitos de alimentos, edifícios dedicados à ciência, pequenas fábricas, lojas, apartamentos e um dormitório de mulheres na universidade.
Esta violência de extermínio dos palestinos e destruição do recém eleito governo do Hamas, faz parte da estratégia política do Partido Trabalhista para atrair o apoio do eleitorado de Israel para as eleições que deverão ocorrer em fevereiro, garantindo a vitória se deu candidato, Ehud Barak.
Cá entre nós, neste país das ilusões, todos os dias disseminadas pelos governos, procurando criar uma imagem de que tudo vai muito bem, a situação não é diferente, a guerra há muito tempo declarada, parece não haver momento para trégua, a cada segundo o crime produz mais uma vitima, na maioria cidadão comum.
Parece caminharmos para nos depararmos com um país sem futuro, porque além das corporações internacionais levarem nossas riquezas naturais a violência de extermínio atinge diretamente a juventude. São jovens entre 18 a 25 anos a maioria das vitimas, em torno de 60% dos assassinados e mortos nos acidentes de trânsito.
Além de assassinados nossos jovens também estão sendo encarcerados, há registros de que 70% dos encarcerados no Estado do Pará estão na faixa etária de 18 a 25 anos, o que demonstra um quadro caótico e uma triste realidade.
Na nossa região, de influência direta e indireta da Companhia Vale do Rio Doce, onde ocorre uma das maiores contribuições para a riqueza acumulada no Estado, em 2008 foram assassinadas quase dois por dia. Nos primeiros quatro dias deste ano foram registradas a passagem de 17 corpos pelo Instituto Médico Legal, mortos de forma violenta.
O prefeito eleito, de Marabá, que se diz “enviado de deus” parece não ter conseguido autonomia e poderes divinos para definir seu secretariado. Quase todos parecem serem enviados por diversos deuses, ou o demo, com a função de criar um mundo a disposição de seus guias, que já se preparam para as eleições que ocorrerão no próximo ano.
Portanto, este ano para alcançarmos a salvação dos corpos e dos espíritos parece não ser fácil, como nunca foi para o povo que sempre pagou a conta dos banquetes e patifarias desta casta medíocre de políticos que se prolifera neste país e no mundo, que a cada dia enriquecem com a apropriação dos bens públicos.
Salve! Salve-se! Vamos à luta contra toda e qualquer injustiça que se apresente contra a humanidade. Lutar faz bem para a saúde e enaltece o espírito.
Até a vitória sempre!
Marabá, 14 de janeiro de 2008.
Raimundo Gomes da Cruz Neto
rgc.neto@yahoo.com.br

0 comentários: