quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sessão Especial Chico Mendes é destaque do Seminário



Para lembrar os 20 anos da morte do seringalista Chico Mendes, assassinado em 22 de dezembro de 1988, será exibido nesta quarta-feira (10), no Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento, o documentário Eu Quero Viver (1989), de Adrian Cowell.



O vídeo, realizado para a rede de televisão Central Television, faz parte de uma série sobre o desmatamento no sul de Rondônia e mostra a luta de Chico Mendes na segunda metade da década de 1980 pela preservação da Amazônia.



Através do documentário, a proposta da "União dos Povos da Floresta", que defendia a criação de reservas extrativistas ficou conhecida mundialmente, o que rendeu a Chico muitos prêmios, como o ?Global 500? da ONU, a maior premiação do meio ambiente, em 1987, na Inglaterra.

A luta de Chico Mendes, que deu origem ao mais expressivo fenômeno de organização de populações tradicionais pela defesa dos recursos naturais da Amazônia, será também o tema da Sessão Especial coordenada pela antropóloga Mary Alegretti, com a participação dos pesquisadores Philip Fearnside (INPA), Susana Hecht (UCLA), Ligia Simonian (NAEA/UFPA) e Miguel Pinedo (Columbia University).

Mary Alegretti trabalhou com Chico Mendes de 1981 a 1988 divulgando sua luta e suas propostas no Brasil e no mundo. Foi Secretária de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente de 1999 a 2003. Atualmente é consultora independente e professora visitante em diferentes universidades nos EUA: Yale, Chicago, Flórida e Wisconsin-Madison.
FONTE- ASCOM-NAEA/UFPA

0 comentários: