terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mídia dos Trabalhadores e Política é o tema do 14º Curso Anual de Comunicação do NPC/RJ


O curso acontece de 19 a 23 de novembro, no auditório do Sindicont, no Rio de Janeiro. Participam das mesas jornalistas, professores, representantes de movimentos sociais e intelectuais comprometidos com uma comunicação contra-hegemônica. As vagas são limitadas.

No dia 19, serão realizadas oficinas opcionais sobre prática de comunicação em que serão discutidos temas como linguagem, ilustração, internet e infográficos. As inscrições nas oficinas serão feitas por ordem de chegada das fichas de inscrição.

No mesmo dia também serão apresentados trabalhos sobre rádios comunitárias, a relação da revista Veja com o MST e o uso da charge pela imprensa sindical.

Na mesa de abertura do dia 20, estará presente o jornalista Ignácio Ramonet, do Le Monde Diplomatique, e João Pedro Stédile, do MST, que falarão sobre A Comunicação do Império e a resistência dos movimentos sociais.

Também na noite do dia 20 haverá uma cerimônia em memória dos 90 anos do assassinato de Rosa Luxemburgo.

No dia 21, a discussão gira em torno da Comunicação na Prática, onde serão debatidos os mitos fundadores do povo brasileiro, a mídia da direita e as TVs pública, educativa e comunitária.

No dia 22, serão apresentadas as Experiências de Comunicação, discutindo agências, páginas, portais e blogs.Também a importância dos jornais e jornalistas sindicais na disputa hegemônica, a resistência na grande mídia e perspectivas para as rádios comunitárias.
Para discutir Vida, Cultura e Comunicação, no último dia (23) haverá a mesa Arte na Periferia. Logo após será o encerramento do curso, com uma apresentação da Companhia Ensaio Aberto.

Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição disponível na página do NPC ou solicitá-la pelo e-mail npiratininga@uol.com.br. A ficha preenchida deve ser enviada para o mesmo endereço eletrônico ou pelo fax (21) 2220-4895, juntamente com o comprovante do depósito de pagamento.
Mais informações pelos telefones do NPC (21) 2220-5618 e 9903-0076.

0 comentários: