terça-feira, 11 de novembro de 2008

Amazônia Sustentável



As amazônias inquietam uma diversidade de interesses e disputas nos mais diversos campos e tendências políticas e ideológicas. Passa pelas corporações da mídia grandalhona, como o grupo Globo, e vara a partidos políticos, a exemplo do PC do B. O primeiro abriu um portal somente para tratar do assunto, já o segundo tentou uma revolução socialista nas matas do Araguaia no fim da década de 1960.

Com a aproximação do Fórum Social Mundial, http://www.fsm2009amazonia.org.br/forum-social-mundial, parece que todos se apressam na demarcação do território na fronteira da região, tão incompreendida e terra incógnita para nativos e estrangeiros daqui e de além mar. Na noite o setor de mineração inaugurou um evento nacional, em Belém. Ao mesmo tempo, na mesma cidade, os sem terra abriram um seminário sobre cultura brasileira.

Nos dias 28 e 29 de novembro, o PC do B realiza o Seminário Amazônia Sustentável. Ana Júlia Carepa, governadora do Pará, e Walmir Ortega, da pasta de meio ambiente do estado, são alguns dos animadores do debate. A Ortega caberá o espinhoso debate sobre gestão de florestas. Adalberto Val, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), vai fazer provocações sobre as riquezas, desafios e particularidades das amazônias. http://www.pcdob.org.br/seminario/

0 comentários: